21ª Sessão Ordinária do 1º ano legislativo da 16ª legislatura

Sessão Ordinária

Na vigésima primeira sessão ordinária realizada nesta terça-feira (24), os parlamentares se reuniram para dar continuidade aos trabalhos legislativos. A sessão teve início com a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, registrando todos debates e decisões tomadas na ocasião.

Com a ata aprovada, foi aberto o grande expediente, momento dedicado às manifestações pessoais dos parlamentares. Durante essa fase da sessão, os representantes tiveram a oportunidade de apresentar discursos, expor temas relevantes para a comunidade e discutir propostas que poderão impactar de forma positiva a população.

Além disso, assuntos de interesse público foram abordados, incluindo demandas locais e projetos em tramitação. A participação ativa dos parlamentares reforçou o compromisso com o debate democrático e a transparência das ações legislativas.

A sessão seguiu conforme o regimento interno, garantindo espaço para o debate e a apresentação de requerimentos e indicações.

 Vereador Almir Andrade(PP),

Iluminação Pública: Solicitou à Secretaria de Obras que reposicione as lâmpadas em frente ao Frios Vilhena e o hospital mais para o centro da calçada. Caminhões de grande porte estão quebrando a fiação e as lâmpadas, causando prejuízos para a Prefeitura de Brasileia”.

Ponte do Marcus Galvão 2: Pediu urgência na vistoria e recuperação da ponte que dá acesso a ao ramal do polo pelo bairro Mar Galvão 2, que está “muito perigosa e poderá cair a qualquer momento”.

Sinalização Viária: Solicitou ao DETRAN (Governo do Estado) a organização das avenidas José Ruilino e Manuel Marinho Monte, com pintura de faixas de pedestres e quebra-molas para maior visibilidade e beleza da cidade.

Internet nas Praças Públicas: Relembrou uma promessa de campanha do prefeito Carlinhos, pedindo a implantação de internet gratuita nas praças para atender, principalmente, aos produtores rurais que visitam a cidade.

Elogio e Apoio ao Carnaval: Parabenizou a Secretaria de Obras e o prefeito Carlinhos pelo tapa-buraco no centro da cidade, preparando-a para o Carnaval Fora de Época. Destacou que o evento, que terá três noites (sexta, sábado e domingo), é resultado de uma parceria entre prefeitura, governo do estado e iniciativa privada, e “aquece a economia do município”, gerando renda para hotéis, restaurantes e bandas locais.

 

Vereador Zemar Jeronimo(PL)

Estrutura da Escola Nova União (Ramal da Pinda): Reivindicou ao Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, a construção urgente de uma escola digna no Ramal da Pinda, quilômetro 59. A atual estrutura da Escola Nova União foi classificada como uma “vergonha” e um “exemplo negativo” de falta de estrutura física para os alunos e professores.

Recuperação de Ramais: Agradeceu o trabalho da Secretaria Municipal de Obras nos ramais e solicitou a recuperação urgente do Ramal 59 e do Ramal 69 (Ramal do Picadão). Este último, segundo o vereador, foi um dos poucos que não recebeu manutenção durante o verão, necessitando de um “trabalho digno daqueles moradores”.

Convite para Audiência Pública: Convidou os colegas vereadores para uma reunião amanhã, às 9h, em Xapuri, com o senador Márcio Bittar. O tema será a Operação Sussarana, que “humilhou o nosso Estado” e atingiu seringueiros e suas famílias, com apreensão de bens e destruição.

 

Vereadora Izabelle Araújo(REPUBLICANOS)

A vereadora Izabelle Araújo utilizou sua fala para apresentar indicações e fazer uma prestação de contas detalhada de seu mandato:

Meio Ambiente: Solicitou à Secretaria de Meio Ambiente uma vistoria para verificar a situação do descarte das indústrias Acreaves e Dom Porquitos nas proximidades do quilômetro 13.

Infraestrutura: Pediu tapa-buracos na Rua do Areal e iluminação pública na Travessa Vila Rica.

Saúde: Solicitou à Secretaria de Saúde a viabilização de atendimentos itinerantes nos quilômetros 84 e 59.

Prestação de Contas do Mandato: Destacou a atuação “fiscalizadora” e “atuante” de seu mandato nos primeiros seis meses. Foram 15 ofícios e 8 requerimentos protocolados a diversos órgãos (Energisa, DERACRE, DENIT, Prefeitura de Brasileia, Gabinete do Deputado Federal Roberto Duarte).

Indicações Abrangentes: Mencionou um total de 67 indicações em seis meses, abrangendo obras, esporte, saúde, assistência social e agricultura.

Fiscalizações: Reportou oito fiscalizações realizadas, com cinco delas atendidas pelo Executivo, enfatizando que seu trabalho “não é vergonhoso” e visa “defender o interesse de todos”.

Projetos Aprovados: Agradeceu aos colegas vereadores pela aprovação de um projeto e um anteprojeto de sua autoria. Reforçou seu compromisso com a responsabilidade e a não “politicagem”, buscando melhorar a vida da população que a elegeu.

 

Vereador Leonir Furtado(PP),

Posto Policial no Km 26: Em caráter de urgência, solicitou à Secretaria de Segurança Pública a construção de um posto policial na Agrovila do quilômetro 26. Relatos de “armas, grandes incidentes” e entorpecentes no colégio local estão ameaçando a segurança das crianças e jovens. Pediu também intensificação do patrulhamento.

Melhoria do Ramal do 18: Pediu à Secretaria de Obras que recupere o Ramal do 18 em toda a sua extensão, destacando um bueiro estourado e o potencial produtivo da região, que não recebe manutenção desde a gestão do ex-prefeito Alvani.

Ramal do Pedreira: Solicitou atenção para o Ramal do Pedreira, um derivado do Km 59 e um dos mais produtivos do município, pedindo um “paliativo” urgente devido às péssimas condições da via, com mato invadindo e muitos buracos.

Rede de Esgoto na Manuel Marinho Monte: Pediu ao órgão responsável a solução do problema crônico da rede de esgoto na Avenida Manuel Marinho Monte, próximo ao Estácio. A água mina constantemente, impedindo a escavação de fossas e causando transtornos a moradores e comerciantes.

Elogio ao Legislativo: Parabenizou os colegas vereadores pela atuação “bastante atuante” e por serem a “ponte” entre a comunidade e o executivo.

 

Vereador Alessandro Jorge(UB)

Mão Única nas Ruas: Pediu à Prefeitura Municipal que, em conjunto com o DETRAN, analise a possibilidade de implementar mão única em algumas vias, como a Major Salinas e a Marechal Rondon, para melhorar o fluxo de trânsito, especialmente em dias de cultos e eventos.

Abertura da Rua José Firme: Solicitou a abertura da Rua José Firme, localizada atrás da Escola Rui Lino, para dar acesso à Rua João Jovino de Oliveira, o que facilitaria o trânsito na Olegário França.

Duplicidade de Iluminação na Manuel Marinho Monte: Pediu que a Prefeitura, junto à Energisa e o Governo do Estado, ilumine os postes vazios na Avenida Manuel Marinho Monte. Isso evitaria que empresários puxem fios de longe, minimizando acidentes com caminhões altos e melhorando a iluminação geral.

A sessão demonstrou a diversidade de demandas que chegam ao legislativo municipal e o empenho dos vereadores em buscar soluções para os problemas enfrentados pela população de Brasileia. As indicações serão encaminhadas aos órgãos competentes para análise e providências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *