Na trigésima oitava sessão ordinária realizada nesta terça-feira (25), os parlamentares se reuniram para dar continuidade aos trabalhos legislativos. A sessão teve início com a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, registrando todos debates e decisões tomadas na ocasião.
Com a ata aprovada, foi aberto o grande expediente, momento dedicado às manifestações pessoais dos parlamentares. Durante essa fase da sessão, os representantes tiveram a oportunidade de apresentar discursos, expor temas relevantes para a comunidade e discutir propostas que poderão impactar de forma positiva a população.
Além disso, assuntos de interesse público foram abordados, incluindo demandas locais e projetos em tramitação. A participação ativa dos parlamentares reforçou o compromisso com o debate democrático e a transparência das ações legislativas.
A sessão seguiu conforme o regimento interno, garantindo espaço para o debate e a apresentação de requerimentos e indicações
Grande expediente, dentre as principais indicações e projetos, destacam-se:
Vereador Marquinho Tibúrcio(PP) Presidente:
Informou o adiamento da audiência pública sobre o Hospital Regional para o dia 11 de dezembro.
Comunicou que o prefeito garantiu o envio da lei orçamentária ainda esta semana, em resposta às cobranças.
Presidiu a escolha dos representantes para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e o Plano Municipal de Educação.
Vereador Almir Andrade(PP):
Celebrou a aprovação de sua solicitação, em parceria com a DS Telecom e o deputado André da Droga Vale, para internet gratuita no Hospital Regional do Alto Acre, beneficiando pacientes e acompanhantes.
Indicou o fechamento de uma grande cratera no bairro José Braúna.
Solicitou ao DENIT a criação de um espaço para pedestres na lateral da BR-317.
Pediu a instalação de dois quebra-molas na Rua João Jovino.
Relatou a conquista de água tratada para 24 famílias da Rua Joselita Martins, em parceria com moradores e Saneacre.
Parabenizou a Secretaria de Obras pela operação tapa-buracos e a equipe de iluminação pública.
Vereador Beto Dantas(PT):
Solicitou manutenção na iluminação da Rua José André.
Pediu o “pissarramento” (revestimento com piçarra) nos Ramais do 75 da Aurora e da Esperança, complementando o trabalho de limpeza do DERACRE.
Requisitou uma caçamba da prefeitura para o DERACRE remover entulhos das cercas e propriedades nos ramais.
Indicou tapa-buracos e roçagem no Ramal do Polo.
Agradeceu ao secretário de Obras, Josué, pelas parcerias.
Vereador Djahilson Américo(REPUBLICANOS):
Solicitou a substituição de lâmpadas na Rua Governador Edson Cadaxo e melhor iluminação na Praça do Beco da Graça e na quadra do Parque Centenário.
Parabenizou a casa pela sessão comemorativa dos “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.
Parabenizou a Secretaria de Obras pela operação tapa-buracos na Rua Mário José da Rocha e pediu para estender ao acesso do 28 de Março, no bairro Nazaré.
Sugeriu a criação de uma escolinha de futebol e cursos profissionalizantes (ex: informática) para jovens do Quilômetro 26 (Vila do Inkra).
Vereador Careca Gadeira(PSD):
Expressou gratidão pela instalação da placa na Capela Mortuária, nomeada em homenagem à sua mãe, um anteprojeto de sua autoria.
Informou sobre a participação em um encontro agrofamiliar em Acrelândia.
Mencionou que há uma equipe trabalhando no Ramal do KM 84 (Santa Luzia), vindo do final do ramal em direção à BR.
Criticou o “péssimo serviço” do DERACRE no Ramal da Aurora e Ramal do 17, onde as máquinas já estariam paradas.
Vereador Zemar Jeronimo(PL):
Manifestou satisfação com a notícia da internet no Hospital Regional, lembrando as justificativas anteriores do estado que negavam a possibilidade.
Propôs a criação de um anteprojeto para que o município credencie farmácias privadas para distribuir medicamentos da lista REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) que estejam em falta na farmácia municipal.
Solicitou o aumento do efetivo e logística para a Patrulha Maria da Penha, que atende toda a região do Alto Acre com apenas dois policiais.
Pediu a recuperação urgente da Rua Chica Assis, no bairro Francisco Peixoto, devido a um buraco.
Solicitou a recuperação urgente do Ramal 17, especialmente do trecho do “T” ao quilômetro 26, que está intrafegável.
Vereador Reinaldo Gadelha(MDB):
Parabenizou Almir Andrade e a DS Telecom pela internet no Hospital Regional.
Descreveu a situação precária do Ramal do 29, onde o DERACRE retirou a responsabilidade, e pediu a Josué (Secretaria de Obras) que resolva.
Mostrou o Ramal da Aurora (KM 75), onde o serviço do DERACRE foi apenas de nivelamento, sem “pissarramento”, impossibilitando o transporte escolar.
Reforçou o pedido para que a prefeitura realize o “pissarramento” em pontos críticos do Ramal da Aurora.
Pediu atenção ao Ramal da Pinda (KM 59).
Expressou forte preocupação com o atraso na entrega da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), LOA (Lei Orçamentária Anual) e PPA (Plano Plurianual) pelo Poder Executivo, criticando a falta de tempo para análise dos vereadores.
Vereadora Isabelle Araújo(REPUBLICANOS):
Pediu melhorias na infraestrutura da Rua Deuzuite de Alencar Matos e tapa-buracos na Rua Governador Joaquim Falcão Macedo.
Cobrou melhor iluminação ao redor da Ponte Wilson Pinheiro e tapa-buracos na Rua Francisco Alves dos Santos.
Reiterou o pedido de uma nova vistoria técnica na cabeceira da Ponte Wilson Pinheiro (lado da Bolívia), que apresenta deslocamento.
Solicitou atenção urgente aos pontos críticos do Ramal KM 84 (Santa Luzia) e Ramal da Eletra (KM 13), que estão intrafegáveis.
Destacou o abandono de pontos no centro da cidade, tornando-se locais de uso de drogas e prejudicando o comércio, pedindo intervenção do prefeito.
Sugeriu a paralisação da obra da Orla, em frente ao Renato Gastrobar, durante o período de chuvas para evitar desperdício de recursos.
Cobrou veementemente a Secretaria de Educação pela falta e insuficiência de materiais de limpeza básicos (papel higiênico, sabão, água sanitária) nas escolas, citando a Socorro Frota.
Indicou o reparo do parquinho da escola Os Pastorinhos.
Agradeceu a parceria do deputado estadual Arlenilson Cunha pela destinação de 40 mil mudas de café a produtores rurais.
Apoiou a crítica sobre o atraso na entrega da LDO, LOA e PPA.