Na manhã desta terça-feira (21), foi realizada a oitava Sessão Ordinária de 2023 da 15ª Legislatura da Câmara Municipal de Brasiléia na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e contou com a presença dos vereadores: Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Leonir de Castro (PP), Marinete Mesquita (PT), Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogerio Pontes (PROS) e o Presidente Marquinhos Tibúrcio (MDB).
Grande expediente:
Durante o uso da tribuna os vereadores fizeram indicações de melhorias para a infraestrutura urbana e rural, saúde e educação.
Vereador Elenilson Cruz (Sem Partido): No uso de suas atribuições começou sua fala cumprimentando as todos presentes na sala de Sessões José Cordeiro Barbosa, em seguida parabenizou o presidentes Marquinhos Tibúrcio pela indicação na sessão passada de solicitar uma OCA móvel para o município. O parlamentar solicitou que esta casa legislativa encaminhe a secretaria de obras, juntamente com o secretário Lima a realização da manutenção da rua Pedro Alexandrino Neto que corta o bairro Eldorado e Sumaúma, para que aquela população seja atendida pelo poder público. De oportuno o edil realizou a indicação ao gerente de esporte do município, Bil Rocha, a possibilidade de colocar iluminação (refletor) na quadra esportiva do Parque Centenário. De oportuno o vereador encerrou o seu uso na tribuna agradecendo a todos, informando que seu mandato está à disposição da população e parabenizando toda a equipe pelo trabalho que vem desempenhando.
Vereador Jurandir Queiroz (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala na tribuna cumprimentando a vice presidente Arlete Amaral, estendendo seu bom dia a todos servidores e aos presente no recinto. O edil solicitou a esta casa legislativa que encaminhe documento para a prefeita Fernanda Hassem solicitando quais providencias serão tomadas em relação ao esporte no município, que não desenvolve atividades há muito tempo. O parlamentar realizou a indicação que seja encaminhado ao setor competente, DETRAN, que venha realizar uma campanha educativa pra orientar e conscientizar as pessoas sobre o estacionamento de seus veículos. O vereador finalizou a sua oportunidade solicitando que esta casa legislativa encaminhe ao secretário de obras, Sr. Lima, informações sobre quais decisões serão tomadas em relação ao ramal do km 84, um braço entrando no cajueiro saindo pelo Bahia que pega mais um braço que sai no ramal do Pedro do Café, o vereador Leonir de Castro pediu para se associar ao pedido e indicado que seja incorporado a indicação o ramal do André Maciel, o vereador Leomar Barbosa também pediu para que fosse concedido uma parte do pedido também para ramal do Cajueiro que se encontra em situação de abandono.
Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o presidente e os membros da mesa diretiva, o público que se faz presente e aos que acompanham pelas redes sociais. A vereadora solicitou desta casa legislativa informações a respeito das duas prestações de conta reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre do Executivo Municipal da excelentíssima Prefeita Fernanda Hassem, e se já consta sobre esta casa sobre tudo informações a prestação referente ao ano de 2017. A edil agradeceu ao presidente Marquinhos Tibúrcio pela atenção que prestara ao requerimento que solicita desta casa legislativa quais critérios foram utilizados para nomear um vereador para representar esta casa na escolha do seletivo e enfatizou que houve denúncias sobre o seletivo. A vereadora reivindicou sobre o requerimento de novembro de 2022, solicitando informações a respeito das despesas com diesel das secretarias de obras, de assistência social, de educação e de saúde, onde o mesmo foi aprovado mais não encaminhado. A parlamentar finalizou a sua oportunidade na tribuna se defendendo das denúncias realizadas no município de Epitaciolândia.
Vereadora Neiva Badotti (PSB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos presentes. A vereadora de oportuno pediu para se associar a fala da vereadora Marinete Mesquita com relação a votação de prestações de conta de ex prefeitos e da atual prefeita. A parlamentar indagou querendo saber se a Escola Conci Alves, do km 26, ainda faz parte do patrimônio municipal, se em 100% da climatização das escolas entra ventiladores, repudiando os cuidados para com a escola da gestão municipal e parabeniza a gestão escolar e os funcionários da escola. A edil se manifestou sobre o pedido de afastamento do Prefeito de Epitaciolândia Sergio Lopes. A vereadora relatou o descaso da gestão para com a pessoa do seu Bertinho onde seu bem se encontra abandonado devendo o mesmo ser ressarcido pela gestão. A parlamentou informou que esteve na SESACRE semana passada em busca por melhorias para o Hospital de Brasiléia e no SENAR e busca de conhecer melhor a entidade, os cursos oferecidos, como se dá as parcerias.
Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos presentes no recinto. O parlamentar de oportuno pediu para se associar a fala da vereadora Marinete Mesquita com relação a votação das duas prestações de conta da prefeita Fernanda. O edil aproveitou e relatou sobre a operação inverno solicitando ao secretário de obras que realize melhoramento de piçarramento na linha 8 do km 13, do T até a escola Valdomiro Ferreira Barroso. O vereador fez a indicação ao secretário de obra, que realize o serviço de limpeza em uma vala de esgoto no bairro Alberto Castro, que fica atrás da rua Maria das Neves Moreira. O edil finalizou a sua oportunidade relatando sobre situações que ocorreram no seletivo para a educação que ocorreu no município.
Vereador Rogerio Pontes (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando os vereadores e o público presente na sala de sessões José Cordeiro Barbosa. O parlamentar indicou que esta casa encaminhe um documento para o secretário Lima, que venha realizar melhoria na ladeira do nove no km 67 no ramal do Porto Carlos. O edil demonstrou que é defensor dessa administração e do povo do município, que não quer ganha mérito com a prefeita e nem com secretário quer apenas trabalhar em prol do crescimento do município. O vereador encerrou a sua oportunidade desejando sucesso a todos.