Na manhã desta quinta-feira (23), foi realizada a quarta Sessão Ordinária de 2023 da 15ª Legislatura da Câmara Municipal de Brasiléia na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e contou com a presença dos vereadores Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Lessandro Jorge (Sem Partido), Marinete Mesquita (PT), Neiva Badotti (PSB), Rogerio Pontes (PROS) e o Presidente Marquinhos Tibúrcio (MDB).
GRANDE EXPEDIENTE
Durante o uso da tribuna os vereadores fizeram indicações de melhorias para a infraestrutura urbana e rural, saúde e educação.
Vereador Jurandir Queiroz (PROS): No uso de suas atribuições começou sua fala cumprimentando as todos presentes na sala de Sessões José Cordeiro Barbosa e a todos que acompanham pelas redes sociais. O parlamentar em seguida relatou sobre a infraestrutura do município que se encontra em situação precária, agravando se pelo período invernoso e falta de cuidado, de prevenção e de planejamento do executivo. O vereador ressaltou sobre o arrependimento de ter votado a favor do remanejamento do orçamento do município para o executivo no ano anterior e a dificuldade de obter informações no tocante dos gastos do executivo. Aproveitou a sua oportunidade na tribuna para solicitar que esta Casa Legislativa faça a indicação ao setor competente para que cuide das ruas José Joaquim de Lima, Manoel Teixeira Maia, Raimunda Acácia de Souza, travessa Tereza Pimentel. O edil comentou que o executivo deve ter um planejamento para obter conhecimento das prioridades do município. Finalizando suas palavras o vereador ressaltou o aumento dos casos de Dengue no município e que o executivo possa contribuir na diminuição dos casos de dengue através de suas ações.
Vereadora Marinete Mesquita (PT): No uso de suas atribuições iniciou sua fala tribuna cumprimentando aos servidores desta casa legislativa e desejou a todos muita saúde. A vereadora falou que se sentiu completamente representada na fala do vereador Jurandir Queiroz, quando o mesmo fala no que diz respeito a infraestrutura do município. A parlamentar mencionou que na sessão anterior trouxe a difícil situação que se encontram algumas ruas do bairro Francisco José Moreira e na oportunidade apresentou que as ruas do bairro Alberto Castro se encontram nas mesmas situações. A edil solicitou através de indicação que seja oficializado e encaminhado ao executivo e ao secretário de obras desse município que sejam tomadas providencias imediatas no Bairro Alberto Castro, especificamente na rua Luiz Revollo. A vereadora fez a indicação para que sejam tomadas providencias imediatas referentes a Iluminação pública do município pelo poder executivo, enfatizando, minimizando e especificamente no centro do município como nas ruas Rolando Moreira, Manoel Ribeiro e na praça do Mirante. A parlamentar enfatizou que deve se cuidar das pessoas, e que o que há de mais nobre em um município é a sua população, realizando os trabalhos triviais de uma gestão pública de um município. Finalizando suas palavras a vereadora pede ao poder público municipal responsabilidade, respeito, lisura, transparência, que aplique o orçamento que foi aprovado de fato e de direito em todas as pastas deslumbrando o direito de ir e vir da população, edificando a educação, qualificando a saúde, cuidar da população como se colocaram a disposição.
Vereador Leomar Barbosa (PSD): No uso de suas atribuições iniciou a sua fala na tribuna cumprimentando os presentes no recintos, o presidente Marquinho Tibúrcio, os colegas vereadores e ao público que acompanha pelas redes sociais. O parlamentar ressaltou que desde o ano anterior relata sobre as condições de abandono da ponte do rio Xapuri no ramal do km 84, que pode ocasionar uma tragédia por ser de grande extensão e alta, indicando que seja solicitado a Prefeita e ao Secretário de Obras que vejam essa situação em questão. O edil comentou sobre a fala do vereador Jurandir Queiroz sobre o orçamento da secretaria de obras e que os mesmos e a população não podem aceitar desculpas que a prefeitura de Brasileia não tem dinheiro para fazer os trabalhos de benefício para as comunidades. O vereador mencionou sobre a situação que se encontra os bueiros que ocasiona alargamento nas ruas durante as chuvas; a campina das ruas que não ocorrem com frequência e quando é realizada o serviço não é bem feito; e não entende que não há uma máquina disponível para realizar os serviços necessários que o município necessita e há para fazer trabalhos em terrenos particulares, ressaltando que não é contra mais que primeiro deve se fazer o deve de casa. O edil se pronunciou sobre as demissões ocorridas neste município e que em nenhum momento foi no gabinete da Prefeita pedir para a mesma entregar ou tirar alguém de seu serviço e que não são verdadeiras as informações sobre a seu respeito com relação a este assunto. O parlamentar finalizou a sua oportunidade na tribuna falando que ser vereador de oposição não é votar tudo contra e que já votou vários projetos a favor.
Vereadora Neiva Badotti (PSB): No uso de suas atribuições iniciou a sua fala na tribuna cumprimentando a todos. A vereadora em seguida complementou a fala do vereador Leomar Barbosa sobre as demissões dos servidores, ressaltando que a Prefeitura Municipal não possuía condições de absorver tantos funcionários e que consequentemente teria que demiti-los. A edil solicita que seja encaminhada um documento para a SESACRE em caráter de urgência o atendimento especializado em neuropediatra para o atendimento das crianças com hidrocefalia que se encontram desassistida neste município, solicita também para o mesmo órgão estadual a implantação de um ambulatório do joelho no Hospital de Brasiléia para atender a regional do Alto Acre. A parlamentar solicita do IFAC a implantação de curso de pós graduação na área de educação para os profissionais do município. A vereadora indicou a solicitação para a Secretária de Educação a prestação de contas da construção da Escola Municipal Associação Palmeiras no ramal Santa Luzia, bem como o quantitativo de veículos alugados, valores mensais, nome do proprietários e cópia dos respectivos contratos. A vereadora finalizou a sua oportunidade na tribuna enfatizando que toda a malha viária do município está em péssimas condições, solicitando o comprometimento da gestão para com tal situação.
Vereador Rogerio Pontes (PROS): No uso de suas atribuições iniciou a sua fala na tribuna cumprimentando ao presidente Marquinhos Tibúrcio, aos colegas vereadores e ao público presente. O parlamentar iniciou sua oportunidade na tribuna fazendo uma nota de repudio referente a certos jornais que publicam informações que denegrir a imagem do vereador Rogerio Pontes. O vereador informou que acredita que a prefeita Fernanda Hassem venha fazer muito pela população e pelo município e que a mesma tem toda a sua admiração. O vereador informou que está conversando com cada um secretario deste município. Ressaltou sobre quem apoiou nas eleições parlamentares e que deseja que o Deputado Estadual Tadeu Hassem e Maria Antônia venham representar bem o município. O edil em sua oportunidade na tribuna desejou sucesso a população e expressou que a Prefeita Fernanda tem muitos projetos para ser investidos no município.
ORDEM DO DIA:
Projeto para ser aprovado: Projeto Lei Nº 002/2023 e mensagem Nº 003/2023, que dispõe Sobre a Contratação por tempo determinado de Necessidade Temporária de Profissionais para a área de Educação do Município de Brasiléia – Acre, por excepcional interesse Público e dá outras Providencias, para análise, deliberação e votação desse colendo Poder. Sendo unanime a aprovação pelos parlamentares desta casa Legislativa ao projeto.